Secretarias

26 de March | 22:04

Sintego cobra piso salarial em Campos Verdes, Crixás e Uirapuru

Desde que o índice de reajuste de 7,97% do Piso salarial foi anunciado, no início do ano, pelo Ministério da Educação, o Sintego tem intensificado o diálogo com os prefeitos dos municípios goianos para cobrar a atualização salarial, conforme determina a Lei 11.738/08. Nesta terça-feira (26), a direção do sindicato esteve em Campos Verdes, Crixás e Uirapuru, municípios ligados à Regional Sindical de Itapaci/Crixás, para discutir com os prefeitos e secretários de Educação o pagamento do Piso e a reformulação da Carreira dos profissionais da Educação. 

Pela manhã, a presidenta do Sintego, Iêda Leal, esteve em Campos Verdes, juntamente com a secretária de Organização do Interior, Inguileza Pires, e a direção da Regional, para uma reunião com a secretária municipal de Educação, Teresinha, a vereadora Dilsa e os vereadores Emidio e Ivoney, que se comprometeram em repassar o reajuste aos professores da rede municipal de ensino. 

Além da pauta de reivindicação da categoria, o Sintego apresentou também a campanha “Educação Pública: Eu Apoio”, que tem como objetivo divulgar as bandeiras de luta nacional por uma Educação pública de qualidade, como a aprovação do PNE, os 10% do PIB, os royalties do petróleo e o respeito ao Piso salarial. Os vereadores presentes, inclusive, apoiaram a campanha e se comprometeram a cobrar de seus partidos apoio aos projetos nacionais. “Vivemos um momento importante para a Educação no nosso país e precisamos lutar para garantir um ensino público de qualidade”, destacou a presidenta do Sintego, Iêda Leal. 

À tarde, o Sintego esteve reunido em Crixás, com prefeito, o secretário municipal de Educação e a vereadora Márcia, para cobrar o Piso salarial e as demandas da categoria. “Estamos aproveitando as viagens ao interior também para mobilizar os professores da rede estadual de ensino, que ainda não tiveram a atualização salarial do Piso de 2013 e também para dar sequência ao projeto “Queremos uma escola decente”. Fotografamos várias escolas da região, que estão em uma situação deplorável”, disse Iêda.

Finalizando a agenda, os diretores do Sintego estiveram em Uirapuru, onde se reuniram com a categoria e a secretária municipal de Educação, Marquenes, o presidente da Câmara Municipal Ronaldo e o vereador Wender. “Tivemos um importante diálogo, formamos uma comissão para estudar o Plano de Carreira e agendamos uma audiência com o prefeito para discutir o pagamento do Piso”, afirmou.

Imprimir